Sisipsemg

Sisipsemg

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Matéria publicada no Portal da Assembleia de Minas

16/04/2015 16h36

Presidente da Assembleia recebe servidores do Ipsemg

Deputado Adalclever Lopes apoia reivindicações da categoria e vai intermediar negociação com o governo.


O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), recebeu, na manhã desta quinta-feira (16/4/15), representantes dos trabalhadores do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg). Eles solicitaram a interlocução da Assembleia com o Poder Executivo no sentido de viabilizar o atendimento de reivindicações da categoria, como reajuste salarial e resgate da autonomia administrativa e financeira do instituto.

Durante o encontro, o presidente disse que a Assembleia está à disposição da categoria e se prontificou a integrar uma comissão de deputados para, nos próximos dias, visitar o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magahães. Os objetivos são discutir as propostas dos servidores e convidar o Executivo a participar da construção de um evento que será realizado pela Assembleia para debater a situação atual e as perspectivas do Ipsemg.

O requerimento do debate, de autoria do deputado Rogério Correia (PT), foi aprovado em audiência pública sobre o Ipsemg realizada na Comissão de Administração Pública na última terça-feira (14). Na reunião com os servidores, o presidente da ALMG anunciou que o evento poderá vir a ser um debate público ou um fórum técnico. Ele determinou que fossem iniciadas gestões na Casa para marcar a data e definir o formato do debate, orientando que a opção deve levar em conta o modelo que possa ser organizado de forma mais rápida e que seja o mais eficiente para a temática proposta.

A presidente do Sindicato dos Servidores do Ipsemg (Sisipsemg), Maria Abadia de Souza, expôs que o impasse com o governo está no abono salarial proposto recentemente pelo Executivo, de R$ 100,00 para quem ganha até R$ 2 mil. Segundo ela, a categoria quer um reajuste para todos os servidores, incluindo os aposentados. Segundo ela, a perda salarial da categoria nos últimos dez anos é de 78,26%.

Outra reivindicação é a revogação do Decreto 46.649, de 2014, que modificou regras da administração financeira do Estado, resultando na perda de autonomia financeira do Ipsemg, uma vez que recursos do instituto passaram a integrar o caixa único do Tesouro.

Além de outros diretores do Sisipsemg e de representantes das unidades do Ipsemg, participaram da reunião os deputados Hely Tarqüinio (PV), 1º vice-presidente da ALMG; Rogério Correia e Doutor Jean Freire, ambos do PT; e Bráulio Braz (PTB).

Nenhum comentário: