Sisipsemg

Sisipsemg

quinta-feira, 12 de junho de 2014

SISIPSEMG participa do II Congresso de Direito Sindical da OAB Federal


A Diretoria do SISIPSEMG e o Departamento Jurídico do Sindicato participaram, nos dias 05 e 06 de junho, do II Congresso de Direito Sindical da OAB Federal, que aconteceu em Belo Horizonte.

A abertura do evento ocorreu na noite da quinta-feira (05/06), no Mixgarden, e contou com a Palestra Magna, do Dr. Ricardo Lewandowski, Vice-Presidente do Supremo Tribunal Federal, que falou sobre o tema “A criminalização dos movimentos sociais e os efeitos no sindicalismo".

Já o segundo dia do Congresso aconteceu no Minascentro, e iniciou com a palestra do Dr. Cézar Britto, Advogado e Presidente da OAB Federal (2007/2010), sobre o Interdito Proibitório: Direito de greve x Direito de propriedade. Ao longo de todo o dia foram tratados diversos temas, entre eles: Conflitos intersindicais: o papel do Ministério do Trabalho e do Judiciário, o assédio moral no serviço público e a negociação coletiva e direito de greve no serviço público.

O evento contou com a presença de cerca de 1.800 participantes, dentre eles, Ministros das Cortes Superiores, Desembargadores, Juízes, Procuradores, Promotores, Advogados, Líderes Políticos e Sindicais, Professores, Pesquisadores e Estudantes. 

Vale destacar, que momentos como este são de extrema importância para o cenário sindical, já que propiciam o debate e a difusão das várias formas de conhecimento e experiências. Além disso, coloca em evidência o tema "Direito Sindical", que tem sido oprimido e até mesmo omitido, por muitos anos, em razão de interesses políticos e econômicos.

O SISIPSEMG aproveita a ocasião para parabenizar a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pela bela iniciativa, e afirmar que estaremos sempre dispostos a apoiar atitudes democráticas e importantes como esta.

Nenhum comentário: