Sisipsemg

Sisipsemg

quinta-feira, 10 de maio de 2012

SISIPSEMG e servidores unidos na defesa da saúde no Ipsemg




A diretoria do SISIPSEMG, juntamente com vários servidores, compareceram à Audiência Pública que debateu os rumos da saúde no Ipsemg nessa quarta-feira (9/5), na ALMG. Na ocasião, foram anunciados alguns planejamentos para o ano de 2012 no Instituto, tais como cobrança de coparticipação em consultas, exames e demais procedimentos médicos dos beneficiários, regulamentação da prestação dos serviços, realização de concurso e ampliação da rede de atendimento.

O Sindicato dos Servidores do Ipsemg verificou alguns pontos divergentes na discussão sobre o modelo de assistência à saúde do instituto.  Um dos pontos discutidos e preocupante para a diretoria do Sindicato, é que a cobrança da coparticipação comprometa o orçamento dos servidores e submeta o plano a ser gerido como um plano de saúde privado, deixando de ser o modelo que atenda as necessidades dos servidores.

O SISIPSEMG, na luta em defesa do IPSEMG, acompanha as negociações e acredita que a coparticipação deve ser discutida com os servidores e suas entidades representativas, o que deverá ocorrer a partir de agosto. É preciso que todas as decisões a serem tomadas beneficiem o IPSEMG, mas principalmente os servidores.

Outro ponto discutido na audiência, é a regulação do Ipsemg pela Agência Nacional de Saúde (ANS), o que pode tornar a manutenção da assistência à saúde dos servidores estaduais mais onerosa ou até inviável. Isso pode ocorrer devido ao alto valor a ser investido para cumprir as exigências da ANS. A maior preocupação é que o plano de autogestão do IPSEMG aos poucos tome rumos de plano privado. 

Algumas dificuldades são enfrentadas pelo Instituto, tais como a falta de especialidades médicas, a demora para marcar consultas e retornos, as filas para autorização dos procedimentos, porém todos eles têm solução, é preciso adotar medidas para fortalecimento do instituto, e não usar os problemas para acabar com a instituição. Uma das saídas sugeridas durante a audiência é de que o Executivo repasse mais recursos para a para a promoção do bem-estar do servidor com ampliação e melhora na rede de atendimento, por meio de concursos para mais médicos e servidores efetivos.

Para a diretora administrativa do SISIPSEMG, Andrea Mirra, a audiência, como todo espaço para o debate foi muito importante nas discussões acerca da formatação, estruturação e dívida do IPSEMG. “O Ipsemg é patrimônio dos servidores, somos a favor fortalecimento e das melhorias de condições de atendimento no Instituto e reativação de agências.”, avalia Andréa.

A Presidente do SISIPSEMG, Antonieta Dorledo, participou da discussão e avalia a reunião como positiva. “É importante que sejam discutidas as melhorias no IPSEMG, o que não pode acontecer é que esse debate e principalmente as decisões ocorram sem a participação dos servidores. A audiência mostrou que os servidores estão unidos e que a defesa do IPSEMG está acima de qualquer embate político-partidário. Parabenizamos  a todos que foram defender com muita garra, o nosso plano de saúde.”, disse Antonieta.


Um comentário:

Marilia disse...

Parabéns pelo novo visual do site. Parabéns pela atuante participação nesta audiência em defesa do nosso IPSEMG. Como sempre esta Diretoria mais uma vez comprovou que trabalha em prol não só do servidor mas tambem da nossa Instituição. Muito Obrigada!!!
Marilia Maia