Sisipsemg

Sisipsemg

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Aprovação do PLC 53/13 volta a desrespeitar o direito à previdência dos servidores mineiros


Mais uma vez o governo mostrou que não respeita a luta e os direitos dos servidores mineiros. Novamente um Projeto de Lei Complementar que altera a Previdência dos servidores estaduais foi aprovado sem que fosse devidamente discutido com a categoria. 

Na terça-feira (7/1), o governador Antônio Anastasia sancionou a Lei Complementar 132, de 2014, que institui o Regime de Previdência Complementar para os servidores públicos do Estado. A lei estabelece teto para aposentadorias de futuros servidores e autoriza a criação de entidade fechada de previdência complementar, na forma de fundação. A decisão vai contra o direito dos trabalhadores, já que representa a privatização da Previdência dos servidores estaduais.

A validade da nova lei, está condicionada à aprovação da (PEC) 62/13, que altera o parágrafo 5º do artigo 14 da Constituição Estadual, garantindo ao Estado o direito de criar ou manter fundação para administrar e executar plano de benefícios do regime de previdência complementar dos seus servidores.

O PLC 53/13, de autoria do governador, estava tramitando desde o ano passado, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, juntamente com o PLC 54/13 que extinguiu o Funpemg e fez com que o Estado se  apropriasse de mais de R$ 3 bilhões da aposentadoria dos servidores mineiros.

É importante lembrar que, durante audiência pública realizada no ano passado, na ALMG, todos os representantes sindicais questionaram a urgência com que o PLC 53 (extinção do FUNPEMG) estava tramitando. Foi solicitado pelos sindicatos, mais tempo para discutir a questão, e ainda assim a  solicitação dos servidores não foi atendida. (Relembre o caso)

Mesmo diante de tanto desrespeito e da clara demonstração de descaso com os direitos dos servidores, o SISIPSEMG continuará lutando juntamente com os demais representantes da categoria, para que os direitos dos servidores não sejam ignorados. Não podemos permitir que uma conquista tão importante como a nossa previdência seja tratada de modo tão desrespeitoso.

Contamos com a participação de todos para defendermos o nosso patrimônio!




Nenhum comentário: