Sisipsemg

Sisipsemg

segunda-feira, 28 de abril de 2014

28 de abril - Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho




A data marcada pela morte 78 trabalhadores em uma mina no estado norte-americano da Virginia, em 1969, foi transformada em Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, e reconhecida em 2003 pela Organização Internacional do Trabalho, OIT.

No Brasil a data foi instituida pela lei 11.121/05. Mas ainda há pouco para se comemorar no dia de hoje.

Mesmo com números que apontam uma redução nos acidentes do trabalho no país, a realidade ainda está longe de ser animadora. Só para se ter uma ideia, o Brasil ainda é o quarto colocado a nível mundial em acidentes de trabalho com vítimas fatais. E por ano são gastos mais R$ 14 bilhões com acidentes de trabalho.

Para piorar a situação, nos números oficiais ainda não estão inclusos os acidentes de trabalho envolvendo os servidores públicos e os trabalhadores informais, o que representa uma falta de dados para afirmar que realmente houve uma redução no número de acidentes.

Acreditamos que a segurança e a saúde no trabalho é algo que deve ser sempre a prioridade na vida do trabalhador, sendo ele da iniciativa privada, servidor público ou trabalhador informal.

Só teremos verdadeiramente o que comemorar a partir do momento que os nossos trabalhadores tiverem garantidos um ambiente digno para trabalhar, condições adequadas de trabalho e os equipamentos de segurança necessários para garantir sua integridade.

Nenhum comentário: