Sisipsemg

Sisipsemg

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Reunião do Cones_Política Remuneratória dos Servidores do Poder Executivo Estadual 2013


Foi realizado quinta-feira, dia 26 de setembro, no Centro Administrativo de Minas Gerais, a Reunião do Cones com a pauta para Política Remuneratória dos Servidores do Poder Executivo Estadual 2013. A reunião teve a presença do Secretário da Fazenda, Sr Leonardo Colombini, da Secretária de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena e da Subsecretária de Planejamento, Fernanda Neves em conjunto com os líderes das principais entidades sindicais.
Como em 2012 não teve aumento para os servidores, a classe se sente “envergonhada” com o resultado da reunião, onde o governo anunciou 0% de reajuste para todos os setores. A explicação divulgada foi que o Estado está passando por medidas para conter e organizar os Fundos do Governo.
Essa medida adotada, afeta mais os servidores aposentados, e aposentados apostilados, que estão a muitos anos sem qualquer reajuste salarial. O que causa uma indignação em todos os Sindicatos, pela falta de reconhecimento e humanismo pelo órgão responsável.
Outra questão em pauta, foi a quantidade excessiva de cargos de Recrutamento Amplo e Terceirizados.
O impasse nas negociações para o índice de reajuste salarial dos servidores continuam, sem respostas objetivas para a Politica Remuneratória com a exclusão dos aposentados. Foram apresentadas propostas para a diminuição de Diretorias e dos Cargos Comissionados, com o objetivo de cortar gastos e centralizar o efetivo nos Concursados.
Minas Gerais está entre os menores Tetos “pisos” salariais dos Servidores do Brasil, equiparado ao Norte, Nordeste, como na Paraíba e Bahia, por exemplo. Foi colocado em questão também, a solicitação para mais vagas para concursos em todos os setores, para melhor atender a população mineira. Com uma observação feita pelos Sindicatos, a preocupação com a motivação dos novos servidores, com todo esse cenário que passa Minas Gerais. Essa proposta tem um único objetivo, diminuir a Terceirização no Estado.
Ao final da reunião, onde não agradou a nenhum líder sindical presente, fica mais uma “onda de paralisação” no ar, com o intuito de mobilizar a população, principalmente os servidores do Estado de Minas Gerais, para um melhor piso salarial para a categoria, refletindo diretamente no serviço prestado a população mineira.
































Nenhum comentário: