Neste dia 08 de Março, que se comemora o Dia Internacional das Mulheres, o Sisipsemg cumprimenta a todas estas Guerreiras,, que prestam seus serviços em todas as frentes, sendo Enfermeiras, Médicas, Odontólogas, Auxiliares de Enfermagem, Auxiliares de Consultórios Odontológicos, Técnicas de Radiologia, Técnicas de Análises Clínicas, Técnicas de Próteses, Técnicas de Contabilidade, Administradoras, Advogadas, Escriturárias, Psicológas, Assistentes Sociais, Jornalistas, Arquitetas, etc... que enfrentam todas as adversidades para manter funcionando todos os setores do nosso IPSEMG. Lutando contra ventos e tempestades, e enfrentando desafios e dificuldades, muitas vezes colocando a vida pessoal em segundo plano, e a profissional em primeiro, e mesmo assim sem o reconhecimento devido por parte dos que deteem o Poder! A todas vocês, lutadoras, guerreiras corajosas a Homenagem do Sisipsemg!
Um pouco da história deste dia!
No dia 8 de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher, em homenagem e comemoração às conquistas econômicas, políticas e sociais da mulher. A idéia de se criar um dia especialmente para a mulher surgiu, inicialmente, na virada do século XX, durante o processo de industrialização e expansão econômica que ocasionou diversos protestos sobre as condições de trabalho. Um deles serviu de referência para a criação desta data, embora anos mais tarde muitos outros fatos ainda viessem a ter até mais relevância. Foi exatamente no dia 8 de março de 1857, em Nova Iorque, onde mulheres que trabalhavam em fábricas de vestuário e na indústria têxtil reclamavam sobre as más condições de trabalho e os baixos salários. Uma curiosidade em relação ao fato é que, enganosamente, várias versões sobre o Dia Internacional da Mulher associam este protesto ao incêndio ocorrido, também em Nova Iorque, na fábrica da Triangle Shirtwaist, um grande desastre – considerado o pior da história da cidade - no qual mais de cem costureiras morreram. Ocorre que este incêndio aconteceu em 25 de março de 1911.
Aos protestos que se seguiram ao episódio de 8 de Março, destaca-se um outro, em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam em Nova Iorque exigindo a redução da jornada de trabalho, melhores salários e o direito ao voto. Os episódios seguintes foram marcando o Dia Internacional da Mulher em diferentes datas, sendo o primeiro em 28 de fevereiro de 1909, nos Estados Unidos da América, após uma declaração do Partido Socialista da América. Em 1910, a primeira conferência internacional sobre a mulher ocorreu em Copenhague, dirigida pela Internacional Socialista, e o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido. No ano seguinte, esse dia foi celebrado por mais de um milhão de pessoas na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça, no dia 19 de Março.
Na Rússia, as comemorações tiveram uma conotação política inicialmente, com a Revolução russa de 1917, e depois com a Revolução de Outubro, na qual a feminista bolchevique Alexandra Kollontai convenceu Lenin a torná-lo um dia oficial, que durante o período soviético permaneceu numa celebração da "heróica mulher trabalhadora". Tempos mais tarde, o feriado perderia a sua conotação política e se tornaria uma oportunidade para os homens manifestarem a sua simpatia ou amor pelas mulheres da sua vida. No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado durante as décadas de 1910 e 1920, mas esmoreceu. Foi revitalizado pelo feminismo na década de 1960. Em 1975, designado o Ano Internacional da Mulher, a Organização das Nações Unidas começou a patrocinar o Dia Internacional da Mulher, comemorado oficialmente em 8 de março.
Nenhum comentário:
Postar um comentário