Sisipsemg

Sisipsemg

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Diretora Antonieta Dorledo participa do Seminário Salário Mínimo e Desenvolvimento “Lições do Brasil e de Experiências Internacionais”


A Diretora Antonieta Dorledo de Faria participou, nesta terça-feira (10/11), representando o Presidente da CSB, Antônio Neto, do Seminário Salário Mínimo e Desenvolvimento  “Lições do Brasil e de Experiências Internacionais”, promovido pelo Dieese.

O Seminário, realizado nos dias 9 e 10 de novembro, no Auditório da Escola de Formação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, teve a programação composta por cinco mesas de discussão, com os seguintes temas:
  • Experiências internacionais de políticas de salário mínimo;
  • A experiência brasileira e o salário mínimo: avaliação da politica atual;
  •  A questão da desigualdade e o papel do salário mínimo: presente e futuro;
  • Salário mínimo e pisos regionais: algumas experiências e o debate atual em Minas Gerais;
  • O desafio de combater a desigualdade e elevar o padrão remuneratório dos trabalhadores brasileiros – a visão das centrais sindicais.
O evento, que contou com a participação de diversos representantes de centrais sindicais e especialistas no tema - principalmente representantes internacionais, teve ainda uma solenidade em comemoração aos 60 do Dieese e o lançamento do livro “Salário mínimo no Brasil”.

Na ocasião, a Diretora Antonieta Dorledo, que participou da mesa “O desafio de combater a desigualdade e elevar o padrão remuneratório dos trabalhadores brasileiros – a visão das centrais sindicais”, iniciou a fala trazendo um abraço do Presidente da CSB, Antônio Neto, aos presentes, e parabenizando pela organização do evento e pelos 60 anos de contribuição do Dieese. Antonieta ressaltou ainda,  que a democratização do acesso à educação  foi um dos fatores importantes para a conscientização dos trabalhadores sobre os seus direitos, a exemplo da garantia dos direitos e do salário dos empregados domésticos. 

A Diretora fez questão de reforçar também, que a conquista do valor real do salário mínimo é outro fator importante de combate a desigualdade, o que ainda não acontece no serviço público, mas que a nossa Central tem feito um debate e uma luta constante junto aos servidores públicos. Antonieta lembrou ainda, que a valorização do salário mínimo é também um fator que democratiza o poder de compra, e é um ponto que unifica a luta das centrais.

Nenhum comentário: