Sisipsemg

Sisipsemg

terça-feira, 22 de novembro de 2011

REUNIÃO COM DRA JOMARA E DIRETORIA DO SISIPSEMG

Hoje dia 22 de novembro de 2011, às 10.00 hs a Diretoria do Sisipsemg, reuniu-se com a Presidente do Ipsemg, Dra Jomara, e os Diretores de Planejamento e Gestão e de Saúde, mais o gerente de recursos Humanos e a Chefe do Preparo de Pagamentos.
A Presidente, Dra Jomara, abriu a reunião dizendo que 2011 foi o ano de conhecimento da situação do Ipsemg e planejamento de ações, e que tem até o fim do ano, para aprovar na ALMG o Plano de Saúde dos Servidores do Estado, e que 2012 será de implementação e realizações.

A Presidente do Sisipsemg, Tieta, disse que queria primeiro tratar de pendências do acordo de greve, como

1 - Abono dos dias parados, foi pago, mas a falta ficou registrada na ficha funcional, e isso acarreta prejuízo na contagem de tempo para benefícios e aposentadoria.

A Presidente disse que iria corrigir isso, para que o tempo para aposentadoria e progressões, não ficasse prejudicado.

2 – Vale transporte, para servidores do Interior, que foram transferidos por fechamento de Agências, mas continuam morando na cidade de origem e tem que pagar passagem do próprio bolso. E que, somos contra o fechamento de outras Agências, porque nossos servidores querem continuar trabalhando no Ipsemg, e não, serem colocados à disposição de outro Órgão.

A Presidente disse que não há amparo legal para fornecimento de transporte intermunicipal, e que, se da Rodoviária até a nova Agência, for uma distância considerável, aí sim, pode ser requerido o vale transporte, dentro da legislação vigente. O Sindicato propõe que se crie, dentro do acordo de resultados, uma verba que permita pagar este transporte.

Quanto ao fechamento de novas Agências, ela afirmou, que não irá fechar nenhuma Agência.

3 – Insalubridade das ACDs de Téofilo Otoni, que receberam até março/2011, e não recebem mais.

A Presidente disse que já encaminhou à Seplag, para apurar, porque estes servidores ficaram fora do laudo, e que, um engenheiro vai até a cidade e novo laudo será feito, mas não fixou o prazo. Afirmou apenas que se constatarem que elas tem direito, receberão o devido, desde o mês em que foi suspenso.

4 – Assédio na Gerencia Odontológica. O Sindicato recebeu um abaixo assinado, com denúncia de assédio contra servidores.

A Presidente disse que toda denúncia, formalizada, será encaminhada à Corregedoria, inclusive que já havia uma, sendo apurada.

5 – Promoção por Escolaridade, de servidores que encaminharam o requerimento e não foram promovidos, e outros que não requereram, seguindo orientação do DRH, na época, que não seria vantajoso para quem tivesse muitos anos de casa. O Sindicato já havia protocolado ofício, com cópia desta orientação, ao Diretor de Planejamento e ao Gerente de RH, e nada foi resolvido até agora. Esta posição do Sindicato, foi confirmada pelo gerente de RH, Daniel que disse à Dra Jomara ter recebido estas informações do Sindicato.

A Presidente afirmou que tudo está sendo olhado, de todos os ângulos, e que estas respostas seriam dadas oficialmente ao Sindicato.

6 – Retroativo das Progressões, Promoções e Reposicionamento. E o Reposicionamento de servidores admitidos antes de 1965. E de outros aposentados, que ainda não foram Posicionados e Reposicionados.

A Presidente informou que os admitidos antes de 1965, estão tendo os dados funcionais colocados no SISAP, e regulamentado sua situação, para então publicar o posicionamento e reposicionamento. É um pouco demorado, porque tem que ser olhado caso a caso. Todos os demais casos estão sendo olhados.

O pagamento do retroativo terá que ser feito em parcelas, porque não há dinheiro para pagar de uma vez. O total ficou mais ou menos em 20 milhões e só tem 4 milhões. Em dezembro, referente a novembro, será pago a primeira parcela, e as próximas ficarão para 2012, a partir de fevereiro. Esta primeira parcela, é referente ao retroativo de janeiro de 2008 a fevereiro de 2009.

A partir deste ponto, passou-se a falar da situação financeira do Ipsemg, que é bem pior do que imaginávamos. A Presidente informou que a dívida dos precatórios (por ações ganhas na justiça) passa de um bilhão! E que não há como manter, a assistência à saúde da forma que é hoje, onde tem servidor contribuindo com muito pouco para uma família grande. Por isso o Governo já enviou à assembléia Legislativa, o Projeto de Lei que Regulamenta o Plano de Saúde dos Servidores Estaduais, que precisa ser aprovado ainda este ano.

A Presidente do Sindicato, disse que só tomou conhecimento desse projeto, no final da semana passada, juntamente com os demais Sindicatos, já que isso afeta todos os servidores que contribuem, e não só os do Ipsemg. O Plano tem algumas coisas realmente necessárias, mas outras, nós não concordamos. Esta discussão vai ser pesada, na ALMG, e nós precisamos nos mobilizar juntamente com todos os demais Sindicatos, porque o Governo tem ampla maioria a seu favor. Quanto aos precatórios os servidores não tem culpa dos mesmos e achamos que o tesouro do Estado precisa assumir esta dívida. Após esta Reunião, a Diretoria do Sindicato fez outra, com os servidores da Cidade Administrativa, dando conhecimento a eles desses assuntos. Outras Reuniões Setoriais serão feitas com os demais servidores, inclusive em algumas cidades do interior de acordo com a disponibilidade da Agenda da ALMG!















Nenhum comentário: